Hely Aires da Silva
presidente da Feserv-Minas
Há quatro anos nascia a Federação Independente dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais das Prefeituras Câmaras Autarquias, Institutos de Previdência Servidores Contratados, Concursado, Comissionados, Servidores dos PSFS, e PCAS, Servidores das Guardas Municipais e Autarquias do Estado de Minas. Feserv-MG, ou simplesmente Feserv Minas. Desde então a representativa entidade sindical tem desempenhado um papel vital na promoção do desenvolvimento social, cultural e econômico na região. Neste artigo, vamos explorar os marcos, desafios e conquistas alcançados ao longo desses quatro anos de existência.
A história da Feserv Minas começou em 2019 quando um grupo visionário de líderes sindicais com representação de 7 Sindicatos resolveram consolidar , entre estes: SINPLALTO – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais das Prefeituras, Câmaras e Autarquias da Micro Região do Planalto de Araxá, SISPMUC – Sindicato Intermunicipal dos Servidores Públicos Municipais da Região Central de Minas Gerais SINTRAM – Sindicato dos Trabalhadores. Municipal Divinópolis Região Centro Oeste Minas SINDSERV – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pompeu, SINDSPREJ – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Presidente Juscelino SINSESA – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sabará, SINTRAMFOR – Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Formiga. Essas entidades identificaram a necessidade de uma organização dedicada a impulsionar uma nova representatividade respeitando as existentes. A visão era clara: construir uma entidade forte, com coragem e representação, aliás, esta frase marca a identidade desde do seu inicio, mais forte, resiliente e conectada.
Durante esses quatro anos a Feserv Minas alcançou uma série de conquistas notáveis. Entre elas destacam-se o seu robusto crescimento em plena pandemia, o registro sindical em menos de dois anos de criação, a regularização das entidades que chegaram após a fundação e que têm desempenhado uma atividade sindical de excelência, elementos indispensáveis para uma transformação positiva e para o reconhecimento formal de suas representações.
No caminho para o sucesso a Feserv Minas também enfrentou desafios significativos, lidando com questões financeiras, superando obstáculos logísticos ou adaptando-se a mudanças nas condições sociais e os percalços resultantes, adversidades em que a Feserv Minas demonstrou resiliência e determinação. Através desses desafios, a Feserv Minas fortaleceu sua posição como uma força motriz para a mudança positiva, sendo não somente a chamada terceira via, mais uma via de vanguarda e de oportunidades.
O verdadeiro indicador do sucesso dessa emergente organização pôde ser evidenciado na realização do seu 3º Congresso. A Feserv Minas pode se orgulha de em tão pouco tempo contar com mais de 50 sindicatos filiados, refletindo o alcance tangível de suas iniciativas. Através das filiações e regularização de diversas entidades sindicais, a Feserv Minas deixa sua marca contemplando crescimento real e ampliando seu protagonismo no movimento sindical de Minas Gerais.
Ao completar quatro anos, a Feserv Minas não apenas celebra suas realizações passadas, mas também olha para o futuro com esperança e ambição. Projetos inovadores estão em andamento, novas parcerias estão sendo firmadas para garantir que os próximos anos sejam ainda mais impactantes, a chegada dos servidores estudais com duas filiações de peso reforça este compromisso e coloca estas categorias na trincheira de combate aos desmandos do governo Zema.
Em retrospectiva, os quatro anos de fundação da Feserv Minas representam uma jornada incrível de crescimento, superação e resultados positivos. À medida que a Federação continua a evoluir, resta evidente que seu compromisso com seus representados e com a comunidade permanece inabalável. Que esses quatro anos sejam apenas o prólogo de uma história ainda mais rica e inspiradora.
Leia mais: Feserv-MG encerra III Congresso com 55 sindicatos filiados